Seguidores

Acompanhem o blog PAGINCA.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Comentário de I Pedro 1:8

por Rouver Júnior

INTRODUÇÃO


Em versículos anteriores pode-se ver claramente a presença do assunto "fé", como meio pelo qual somos guardados por Deus para a salvação e como elemento aperfeiçoável pelas tentações. Em I Pedro 1:8 a presença da "fé" é fortíssima. Neste versículo evidencia-se o poder grandioso da fé colocada nos eleitos por Deus, potente o bastante para fazer com que os cristãos amem ao Senhor sem tê-Lo visto e, além, se alegrem com alegria indescritível. A fé sadia é dada por Deus, é firme fundamento e também prova. Não está alicerçada em solo arenoso, junto às águas da praia, mas sobre a Rocha eterna, que nos proporciona segurança mesmo em meio às piores tempestades.


TEXTO DE BASE

"Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;" [1Pe 1:8]


COMENTÁRIO

"Ao qual, não o havendo visto, amais;" - Pedro confiantemente atesta que nenhum dos destinatários da Epístola, habitantes no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na Ásia e em Bitínia, viram a Jesus Cristo, seja antes de Sua morte na cruz, seja após a ressurreição. Outro pensamento afirmado também é: mesmo não havendo nunca visto a Jesus, os cristãos aos quais se escreve amavam-No. Apesar de nunca haverem visto o Messias, eles tinham convicção de todo o testemunho de Deus, tanto da existência de Cristo, quanto de Sua morte, além da Sua ressurreição e também de Sua vida e glória atuais junto ao Pai, do Juízo Final e da eternidade com Deus. Não fosse o caso, jamais amariam a Jesus, porque para amá-Lo é preciso conhecê-Lo. Não se sabendo da existência de Cristo, nem de como é, não se pode amá-Lo de fato.

Como, então, sabiam da existência do Verbo vivo e como também chegaram a conhecê-Lo? Através da fé dada por Deus mediante ao conhecimento da Palavra. Pregaram-lhes o Evangelho, os eleitos ouviram e em seus corações foi enxertada a fé cristã, firme fundamento e prova. Tão firme e tão certa que os levava a amar a alguém nunca visto por eles, cuja voz resultante da vibração das cordas vocais jamais ouviram, e a ter em si mesmos a prova da veracidade plena da doutrina cristã.

"no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;" - Os eleitos de Deus, destinatários da Carta, nunca haviam visto a Jesus, mas O amavam. Além disso, apesar de agora não verem a Cristo, crendo no Senhor, eles grandemente se alegravam, com uma alegria indescritível de tão maravilhosa e cheia de glória.

Traz júbilo ao coração fixar os olhos sobre o "agora" do versículo, porque marca indelevelmente o fato de que agora não veem a Jesus, mas chegará o momento em que O verão. Apesar de não verem a Jesus agora, terminado o combate, findas as tentações e as contrições delas consequentes, eles comparecerão aprovados perante o Rei dos reis e com Ele estarão para sempre, em grande e inefável alegria.

Interessante notar que, mesmo em meio a dificuldades terríveis, que provavam como o fogo, não havendo nunca visto ao Senhor, n'Ele os cristãos já na terra se alegravam com "gozo inefável e glorioso". Assim devem sempre ser os cristãos de hoje, dos quais sou um, guardando a fé mesmo sem nunca ter visto ao Senhor e em meio a qualquer dificuldade, porque Deus está conosco e nos protege, guardando a nossa salvação nos céus para nós e nos guardando para a salvação.

Em finalização, fica fortemente marcado o fato de que os cristãos aos quais Pedro escreveu nunca viram a Cristo, assim como os cristãos de hoje. De nós foi dito por Jesus: "[...] Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!" [João 20:29] Paulo, por sua vez, inspirado por Deus diz: "Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." [Romanos 8:24-25] E ainda o autor da Epístola Aos Hebreus, havendo recebido de Deus, diz: "Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a provas das coisas que se não vêem." [Hebreus 11:1] Daí vemos que a fé cristã é firme e, portanto, não está alicerçada sobre a incerteza, mas, tendo uma base sólida e inabalável, que é o próprio Cristo, podemos confiar plenamente na total certeza da Palavra de Deus.

10 comentários:

Mariângela 7 de maio de 2009 às 21:47  

Paz, meu irmão em Cristo, Rouver. Realmente temos vivido tempos difíceis, tempos em que mais que nunca o justo viverá pela fé, porque se ele viver por vista, certamente estará perdido.
Que Deus continue a te usar na pregação da Palavra.

Jelcimar Jr. 9 de maio de 2009 às 04:35  

A paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Mariângela, muito obrigado pela participação aqui no blog. Volte sempre.

Os cristão aos quais se destinou a carta passavam e iriam passar por provações fortíssimas, mas eles permaneciam firmes e foram animados por Deus, através de Pedro, para permanecerem firmes.

Devemos nós também permanecer firmes em Cristo, a Rocha eterna. Somos guardados no poder de Deus para a salvação e a salvação é guardada nos céus para nós.

A paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Iит€я€รรǺитт€ 20 de maio de 2009 às 12:00  

Olá Rouver, deixando esse comentário para lhe dar os meus Parabéns !

Seu blog é muito bom, principalmente por falar de ensinamentos Biblicos.

Você esta de Parabéns, continue assim meu irmão, que Deus te abençoe !

Ps: Valeu pelo comentário no meu blog, um grande abraço !

Jelcimar Jr. 20 de maio de 2009 às 15:24  

Ivan, obrigado pela atenção e pelos parabéns.
Todo o mérito é de Deus. Jamais poderia dizer uma só palavra acertada acerca da Palavra de Deus se o Espírito Santo não me revelasse. Graças a Deus que Ele me revela a Palavra de Deus. E assim é com todos aqueles que querem aprender o Evangelho da salvação.

Irmão em Cristo Jesus, continue visitando o Eclésia Contemporânea e comentando, acesse também o Páginas Incadernadas. Tua participação é muito importante.

PS: Pretendo ler mais do blog Interessantte.

Unknown 20 de maio de 2009 às 22:29  

Meu avõ era pastor, conheço bastante das escrituras. Parabéns pelo seu blog. Deixo um link de um hino maravilhoso.

http://link.brightcove.com/services/player/bcpid1785324681?lid=1338935106&bctid=1913313052

Jelcimar Jr. 21 de maio de 2009 às 00:37  

Joyce, a Palavra de Deus regenera o homem, torna-o uma nova criatura, porque a Palavra de Deus é o próprio Cristo, o Verbo vivo, que verteu Seu sangue na cruz por nós e nos proporcionou a Sua maravilhosa graça, que é maior que os nossos pecados.

Obrigado por me enviar esse endereço de vídeo. Aquele lugar era o Coliseu?

Quanta gente entregou no Coliseu a sua vida por amor a Jesus Cristo.
Só a graça de Deus, a maravilhosa graça.

Biblioteca Bíblica 2 de junho de 2009 às 20:50  

Olá... achei muito interessante seu blog, principalmente pq tenho um bem parecido com vários comentário bíblico de obras atuais de erudição assim como do séc. XIX

Gostaria de fazer uma troca de links.. é possível? http://www.bibliotecabiblica.blogspot.com

Antônio Ayres 8 de junho de 2009 às 11:25  

Seu blog é especial. Precisamos do conhecimento da Palavra.

Abraços!

Jelcimar Jr. 8 de junho de 2009 às 12:19  

Antonio, muito obrigado.

É Deus quem abençoa.

Verdadeiramente, precisamos conhecer mais a Deus.

A paz e a graça do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Jelcimar Jr. 6 de julho de 2009 às 15:48  

Olá, Eduardo Jr.

A paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Desculpe pela demora. Ultimamente o Eclésia anda parado (rsrs) e eu também estive bastante ocupado com meus estudos, mas dei uma olhada no blog Biblioteca Bíblica Online e achei muito interessante. Com certeza colocarei um link desse blog no Eclésia Contemporânea e no Páginas Incadernadas.

Fica com Deus.

A paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP