Seguidores

Acompanhem o blog PAGINCA.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Comentário de I Pedro 1:6

Por Rouver Júnior

INTRODUÇÃO

A salvação dos eleitos está prestes para se revelar e o fim dos tempos está próximo. E nisso os escolhidos de Deus se alegram com intensa alegria, não deixando abater-se pelas dificuldades necessárias sobrevindas, porque é importante que sejam tentados para que a sua fé se ache verdadeiramente aperfeiçoada na volta de Cristo nos ares.


TEXTO DE BASE

"Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações," [1Pe 1:6]


COMENTÁRIO

Os cristãos aos quais Pedro escreve a sua primeira epístola universal eram defrontados com graves ofensas e passavam por provações tão árduas a parecer que atravessavam o fogo. E de fato, em 64 d.C., um ano após a escrita da Carta, o imperador romano Nero pôs fogo em Roma e nos cristão.

Tendo Roma incendiada, Nero culpa os cristãos de terem posto fogo na cidade mais importante de todo o vasto Império Romano. Segue-se uma ávida perseguição aos servos do Senhor, com torturas e cremações de cristãos ainda vivos.

As provações pelas quais passavam os cristãos residentes no Império eram horríveis, e os destinatários da presente epístola estavam espalhados contra a sua vontade por cinco províncias romanas. Mas toda a perseguição não era capaz de roubar a alegria destes crentes de terem a salvação. Ainda que tivessem que passar pelo fogo, passariam alegres porque estavam firmados na Rocha Eterna, que é Cristo. Eles se alegravam, pois, ainda que sofressem por instantes graves aflições, o fim de toda a angústia estava próximo. Todo o sofrimento é seguido de vitória para os eleitos de Deus.

Cristo não voltou enquanto viviam, mas, agora, dormindo descansam, esperando o dia da revelação de Jesus Cristo.

"Em que vós grandemente vos alegrais" - Os eleitos de Deus, santificados pelo Espírito Santo, obedientes, aspergidos pelo sangue de Cristo, gerados de novo segundo a grande misericórdia de Deus, "para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo, dentre os mortos", herdeiros fiéis guardados no poder de Deus para a salvação, tendo a salvação guardada por Deus nos céus, em meio às provações, se alegravam com grande alegria no Senhor.

"ainda que agora importa" - Esse trecho nos mostra a importância de sermos por ora provados e a real possibilidade de nos alegrarmos indiferentemente das contrições sobre nós advindas por ocasião de "várias tentações". O "agora importa" mostra a importância de sermos tentados e o "ainda" mostra a indiferença dos destinatários concernente às contrições, porque, "ainda" que seja importante serem tentados, eles se alegram grandemente.

"sendo necessário" - Além de ser importante estarmos "contristados com várias tentações", é necessário que isso ocorra, o que nos mostra que as tentações são proveitosas e não maléficas para os eleitos. Com as tentações temos nossa fé aperfeiçoada e ganhamos a oportunidade de demonstrar a Deus o nosso amor por Ele, não somente através de palavras, mas com atitudes. Sendo tentados e resistindo às tentações, vamos muito além das palavras e declaramos com nossas atitudes o nosso inapagável amor por Aquele que nos criou.

Nisso vemos claramente a afirmação bíblica de que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." [Rm 8:28]

Aquilo que para os outros é destrutivo, para o cristão fiel é construtivo. Tudo contribui para o seu bem e o diabo foge dos que o resistem.

"que estejais por um pouco contristados com várias tentações" - Além das coisas já ditas, quero salientar dois termos: "pouco" e "várias". Os dois estão em contraste. Um denota quantidade pequena e o outro quantidade grande. Os eleitos passam por um grande número de tentações, mas Cristo diz "tende bom ânimo". Cristo venceu o mundo e, guiados e fortalecidos por Ele, podemos também vencer o mundo.

Os servos de Deus passam por várias tentações em um espaço curto de tempo. Pode-se compreender algo interessante daí. As tentações são numerosas, mas ocorrem "por um pouco", isto é, por pouco tempo. A dificuldade vem ardendo como fogo, mas é fogo passageiro que acaba em um instante, vindo depois a grande vitória. Os cristãos que foram queimados podiam pensar assim: "Vale mais suportar as chamas desse mundo por um pouco de tempo e depois subir aos céus que viver sem esse sofrimento e, tendo descido ao inferno, queimar em chamas muito mais aquecidas que essas por toda a eternidade."

Assim, conclui-se:
  1. Os eleitos alegram-se grandemente na salvação que está próxima;
  2. É importante e necessário que os eleitos sejam tentados;
  3. As tentações vêm em grande número;
  4. As tentações causam contrição;
  5. Mas as várias tentações duram pouco tempo.

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP