Seguidores

Acompanhem o blog PAGINCA.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Comentário de I Pedro

Por Rouver Júnior

INTRODUÇÃO

Gostaria mesmo de executar a exposição de toda a primeira Epístola do apóstolo Pedro, mas cada versículo, cada pequeno trecho da palavra de Deus, é tão rico em significação e oferece, por conseqüência, um campo tão vasto para se trazer perante os olhos que não tenho certeza se irei além do "Prefácio e saudação". É claro, espero chegar ao "Amém" de I Pedro 5:14, contudo, tal só será possível se Deus me conceder assim. Aliás, qualquer exposição é pela graça de Deus.

Que o Senhor me abençoe nesta empresa expositiva e que muitas pessoas recebam em si o entendimento do Verbo vivo, cujo conhecimento se realiza somente mediante à revelação do querido, amado e soberano Espírito Santo de Deus.


PRÉVIA DO COMENTÁRIO


O apóstolo Pedro escreveu, possivelmente por mãos de Silvano [5:12], a sua primeira epístola em Roma, a qual não se encontra expressamente dita, mas mencionada pelo uso do termo "Babilônia" em IPe 5:13. Este pensamento baseia-se em pelo menos duas idéias: é improvável que Silvano e Marcos, companheiros de Paulo, estivessem agora com Pedro na propriamente dita Babilônia. Mais aceitável é, se Paulo em Roma com seus companheiros, que Pedro lá também estivesse, porque certamente Pedro teve contato com Silvano e Marcos antes do envio da Epístola [5:12,13]. Paulo mesmo, já em Roma, escreve a Timóteo: "Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério." Paulo afirma: "Só Lucas está comigo", mas isso não garante que, posteriormente, Silvano não se dirigiu também à Roma.

Outro tanto, em Apocalipse vemos referências à Roma com o uso do termo "Babilônia" [Ap 14:8 e 17:5, etc.]. Sobre isso O Novo Dicionário da Bíblia [NDB] diz: "Há base para que se acredite que Pedro realmente esteve trabalhando em Roma, e assim a presença de Marcos e Silvano também poderia ser explicada." Entretanto, pelo que tenho visto, até agora fica tudo no acredita-se e não se estabelece categoricamente a localidade da escrita, o que, talvez, tenha pouca importância, porque a ligação com Roma dá-se também pelo fato de a Epístola ter sido enviada a províncias pertencentes ao Império Romano. E qual a importância da ligação com o Império? O conteúdo epistolar e o contexto histórico-religioso explicam.

Quanto ao conteúdo da Carta, o seu tema central é o sofrimento gerado pela perseguição e a posterior glória que se havia de seguir. O sofrimento é uma prova, Cristo sofreu por nós e seguiu-se a sua glória; assim, se sofrermos sendo culpados, somos miseráveis, mas se sendo justos, vitoriosos; logo, devemos andar em retidão.

Quanto ao contexto histórico-religioso, cuja ligação ao conteúdo de I Pedro é existente, a época da escrita é aproximadamente 63 d.C. Então, Roma estava em plena ascensão imperial e promíscua. Calígula, por exemplo, era promotor de orgias e chegou ao absurdo de nomear seu cavalo Incitatus cônsul romano. Cláudio, outro imperador romano, foi envenenado pela esposa e Nero, seu sucessor, iniciou uma impiedosa perseguição aos cristãos, tendo colocado fogo em Roma para acusar os servos de Deus de criminosos, sendo um terrível tirano em seu governo e chegando a ordenar a morte de sua mãe, de seus irmãos e de sua esposa. O ambicioso e orgulhoso imperador Vespasiano iniciou a construção do Coliseu, monumento arquitetônico no qual morreu, por amor a Cristo, um elevadíssimo número de cristãos. Em 80 d.C. a edificação foi completada e dedicada a Tito, embora o perfeito acabamento do anfiteatro não houvesse acontecido antes do governo de Domiciano. No Coliseu as portas do inferno se levantaram contra a igreja de Deus, mas não prevaleceram, do que temos uma declaração interessante:

"O sangue dos mártires é a semente dos cristãos." [Tertuliano]

Importante é destacar o governo de Nero (54 d.C - 68 d.C.), porque indiretamente está ligado tanto à I Pedro, quanto à Aos Romanos e também a Atos dos apóstolos. Quando Paulo estava perante Festo, deputado romano, que externou vacilação no caso presente, o apóstolo de Cristo apelou para César, isto é, Nero [At 25:10,11]. Quando Paulo em Aos Romanos 13:1-7 exorta o povo de Deus à obediência às autoridades, quem era a autoridade suprema de Roma era o estranho e impiedoso Nero. Ainda, quando Pedro escreve sua Epístola (possivelmente 63 d.C.), endereçada a províncias romanas, exortando também à obediência às autoridades e falando do sofrimento por causa de Cristo, era o mesmo Nero quem estava no trono romano.

Pedro diz: "Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;" [4:12] e em 64 d.C. muito "da cidade de Roma foi destruída por incêndios."[NDB] Muitos cristãos foram torturados e queimados vivos, sob a forçada acusação de Nero. Tácito deixa claro que as acusações contra os cristãos não passavam de invencionice.

Nero torturou e queimou cristãos, a arena do Coliseu foi lavada pelo sangue dos mártires, cristãos que não negaram a sua fé e seu amor por Jesus Cristo, e Roma era um antro de pecado: idolatria, prostituição, adultério, homossexualismo, homicídio, narcisismo, etc. Os cidadãos romanos exultavam de perversidade, frenéticos, ao verem um leão despedaçar um homem ao meio. Assim, não é descabido que se chame Roma de Babilônia e se lhe aplique as palavras:

"E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração." [Ap 17:4-6]

E no céu se escutou: "Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" [Ap 6:10] Contudo, os que deram seu sangue por amor a Cristo e que clamavam no céu com grande voz não eram todos. Assim, continua o versículo 11: "E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram." Ora, ainda hoje há gente vertendo seu sangue por terra em declaração de amor a Jesus Cristo. Você daria as suas mãos por amor a Cristo?

É óbvio que falaria eu com mais propriedade acerca destas passagens do Apocalipse se um estudo fizesse das tais. O comentário, contudo, é de I Pedro.

Então, quando falarmos do sofrimento expresso na primeira Epístola de Pedro, tenhamos em mente os contextos das palavras, tendo a plena consciência, é claro, de que servem para os dias atuais, porque a palavra de Deus subsiste eternamente. Amém.


CORRESPONDÊNCIAS

É muito interessante perceber a correspondência existente entre a Epístola, os discursos de Pedro em Atos dos apóstolos, o Evangelho de Marcos e as palavras do Senhor Jesus Cristo, além da ligação com o capítulo 53 de Isaías, mostrando Cristo como o Servo sofredor.

[Mc 10:45 e 1Pe 1:18] [At 2:16 e segs., 3:18 e 1Pe 1:10 e segs.,20] [At 2:23 e 1Pe 1:21] [At 2:32 e segs. e 1Pe 1:21] [ At 2:38,40 e 1Pe 3:20 e segs.] [At 10:42 e 1Pe 4:5] [etc.]
[1Pe 1:16 e Mt5:48] [1Pe 1:17 e Mt 22:16] [1Pe 1:18 e Mc 10:45] [etc.]


CONSULTADOS


Bíblia Sagrada, ARC na grafia simplificada, com referências e algumas variantes. 6ª edição: Geográfica editora, Santo André - SP - Brasil. 2005

La Sainte Bible. Nouvelle edition d'après la traduction de Louis Segond. Trinitarian Bible Society, Tyndale House, Dorset Road, London, England.

O novo dicionário da Bíblia, vols. I e II. Edições Vida Nova.

MCNAIR, S.E. A Bíblia explicada, 4ª edição. Rio de Janeiro: CPAD, 1983

VINCENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para ensino médio: história geral e do Brasil: volume único. São Paulo: Scipione, 2001 - Série Parâmetros

O'REILLY, A. J. Os mártires do Coliseu: o sofrimento dos Cristãos no Grande Anfiteatro Romano. Trad. Marta Doreto de Andrade. 4ª edição, CPAD, RJ: Rio de janeiro. 2005

FINNEY, Charles. Teologia sistemática. Trad. Lucy Iamakami, Luís Aron de Macedo e Degmar Ribas Júnior. 3ª edição, CPAD, RJ, Rio de Janeiro. 2004

LIMA, Darlan; ARCANJO, Alexandre; NASCIMENTO, Orlando. Teologia sistemática - apostila

0 comentários:

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP